Almanaque

A sua, a nossa, a dos outros... importante é ter opinião e, também, ler o que outros publicam.
É isso que aqui lhe vamos deixando em jeito de almanaque! Confira.


ASSESSOR PARA QUÊ?...

A negociação do aumento salarial na EDP, neste novo ano de 2017, trouxe uma novidade à Comissão Negociadora da Empresa – a figura de um assessor (externo).

A negociação do aumento salarial não é uma negociação técnica, mas claramente uma negociação política. Para que serve então um assessor?

Das duas uma – ou esta acção pode fazer parte de uma estratégia (?) que tem visado enfraquecer os processos negociais na EDP, numa empresa cada vez mais tecnocrata, em que das figuras de topo já ninguém “é da EDP”, completamente distantes da ‘cultura da Empresa’ apenas preocupados em cumprir objectivos económicos de curto e médio prazo, ou visa desacreditar o departamento das Relações Laborais, que deixou de o ser, passando a uma mera assessoria (para já com “prata da casa”), praticamente sem margem negocial, desacreditando e afastando a curto prazo quem o lidera ao colocar um “tutor” a seu lado, não vá ‘o diabo tecê-las’ – é constrangedor ver aquela co-habitação…

A terciarização crescente e descontrolada no Grupo EDP trás, para além de prejuízos à consolidação e imagem da Empresa, dificuldade acrescida aos processos a diferentes níveis, nomeadamente aos que dizem respeito às relações com os parceiros sociais. Veremos as consequências na paz social, tão característica da Empresa, nas últimas décadas!
20 de Fevereiro de 2017

Afonso Henrique Cardoso

Dia Mundial da Bicicleta (19 de Abril) - O transporte, que a ONU classificou como o mais sustentável do planeta, é 3 vezes mais usado que os automóveis e "invisível" para o ambiente.
Pelo lazer e pela sua saúde, confira as vantagens de umas boas pedaladas!
Aceda ao conteúdo no fundo da página ('Anexos').
Fonte: Revista SHARE.
As contas da nossa vida...
Fonte: Eurostat / Expresso.
Quando se afirma que os Portugueses pagam a energia mais cara da Europa, devia dizer-se - isso sim - que pagam a FACTURA DE ENERGIA mais cara da Europa! O que faz muita diferença!
Fonte: ERSE / Público.
Há quem ache que trabalhamos muito e... há quem ache que trabalhamos pouco! Compare você mesmo (dados 2014).
Fonte: OCDE / Expresso.


Anexos:

Bicicleta - Mais do que um veículo, um estilo de vida
download