O SINERGIA
Na tarde de 8 de Junho, no 1º andar do nº5 da Avenida João XXI na cidade de Lisboa, realizou-se a Assembleia Constituinte do SINERGIA-SINDICATO DA ENERGIA (nome e logo da autoria de Arménio Simões Matias que integrava o "núcleo duro" da Comissão Instaladora). A 15 de Julho a publicação oficial no BTE e a 29 de Setembro a primeira reunião da Comissão Instaladora.
O SINERGIA negoceia, pela primeira vez, um contrato de trabalho (AE/EDP), apresenta a sua primeira proposta em matéria salarial e estreia o seu tempo de antena na RTP.
Realiza-se o primeiro Congresso (13, 14 e 15 de Dezembro) em Entre-os-Rios (Porto) sob o lema "Humanizar a Energia Europeia". Utiliza o seu primeiro tempo de antena na rádio (RDP).
Estreia na contratação colectiva na área do gás.
O SINERGIA lança-se na promoção de acções de formação profissional em parceria com o IEFP.
Inicia a edição do boletim Mais Energia ('m@is energia' na evolução para o formato digital), um espaço informativo aberto a todos os associados e trabalhadores do sector, em geral.
Abertura da primeira Delegação, no Porto - inicialmente na Rua da Constituição, mais tarde na Rua Visconde Setúbal, depois na Rua das Artes Gráficas, e definitivamente - desde 20 de Dezembro de 1996 - na Avenida de França (Edifícios Capitólio) em espaço próprio.
Foi a 25 de Maio, em Bruxelas, que o SINERGIA vê reconhecida a sua projecção internacional ao ser admitido na FMTI-Federação Mundial dos Trabalhadores da Indústria, que lhe permite – ainda neste ano - marcar presença no XVII Congresso da CMT-Confederação Mundial do Trabalho.
SINERGIA é pioneiro no referendo aos trabalhadores do sector energético; aquisição do primeiro património imobiliário.
O SINERGIA promove, aprova e publica a Carta Social para os PALOP através da CSEPLP-Comité Sindical da Energia dos Países de Língua Portuguesa.
A 18 de Novembro é co-fundador da USI-União dos Sindicatos Independentes...
Ano de realização do 3º Congresso no Luso, sob o lema "Por um Milénio Humanista - na defesa da Energia com energia".
Com novo e amplo espaço disponibilizado (Avenida Visconde Valmor, em Lisboa) pela EDP, para as suas Comissões Intersindicais, o SINERGIA redinamiza e reformula a CISE/EDP (tendo como parceiros o Sindicato dos Enfermeiros e mais tarde a ASOSI) tirando partido dos meios logísticos proporcionados.
A Assembleia Geral Eleitoral marca a passagem de testemunho na Presidência do Sindicato com a saída do seu mentor e fundador, e a assumpção de uma nova liderança.
O SINERGIA é admitido como filiado na WOW-World Organization of Workers (e indirectamente na EZA) em Junho e logo em Novembro recebe em Lisboa a reunião do Bureau Mundial.
O SINERGIA passa a estar representado na região autónoma da Madeira com o primeiro grupo de associados na EEM-Empresa de Electricidade da Madeira.
O SINERGIA prepara os seus 25 anos e rejuvenesce a sua imagem, redesenhando o seu logo e modernizando o seu sítio na internet...
Abrimos escritório/delegação no Funchal, mais precisamente no espaço 'Start Up Madeira' contíguo ao Pólo Universitário.
O SINERGIA celebra o 25º aniversario, sob o lema 'Muito Trabalho e Alguma Magia', e com uma série de iniciativas com os associados de norte a sul do país, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores. Promove a Convenção Internacional / 25º Aniversário SINERGIA sob o lema "O estado das Relações Laborais - Que futuro?"
O dia propriamente dito foi assinalado com a oferta aos associados de cruzeiro no Douro (Porto-Régua).
Depois da Rua Senhora da Glória nº31-1ºD, da Rua dos Sapateiros nº 207-2ºE, da Rua Rodrigo da Fonseca nº 74-R/c D, da Rua da Boavista nº 140-1º/Sala 3, da Rua Diogo do Couto nº 1-1ºF, o SINERGIA instala a sua sede na Travessa do Alecrim nº 1 - 1º D, cidade de Lisboa. Um espaço nobre, central, de dimensão média e ajustado às necessidades do trabalho que precisa desenvolver no apoio aos seus associados.
O SINERGIA depois de co-fundador da USI-União dos Sindicatos Independentes e de um pequeno interregno, volta a integrar esta Confederação Sindical.
O Sindicato desliga-se total e definitivamente do seu Centro de Formação devido a actos de gestão duvidosos e de uma deriva fora dos princípios e valores que o SINERGIA considerou insustentáveis.
O SINERGIA recupera o título M@is Energia agora com edição digital e sob o formato de 'Newsletter' e, complementarmente, inova na forma de comunicação com os associados com o seu primeiro video-comunicado, criando um canal próprio no YouTube (SINERGIAportugal), para além das presenças no Facebook e Instagram.
O SINERGIA instituiu a figura de Associado Honorário, muito influênciado por ter visto partir duas pessoas muito queridas e importantes para a vida e crescimento do Sindicato - a dirigente açoriana Lélia Furtado e Luiz Ribeiro da Silva, por ventura o mais importante dirigente na existência do SINERGIA!
O SINERGIA lidera a negociação e subscreve o primeiro Acordo de Empresa para a GlobalEDA-Telecomunicações e Sistemas de Informação, SA (Grupo EDA).
Preparando a celebração dos 30 anos, o Sindicato para além das redes sociais passa a dispor de uma aplicação (APP 'Sinergia Mobile') para smartphone aberta e ao serviço de todos os trabalhadores do sector energético.
O SINERGIA celebra a 8 de Junho o seu 30º aniversário sob o lema 'Porto de Abrigo a Trabalhadores Inteligentes - O Poder da Energia' e com uma série de iniciativas viradas para os associados.
Em Outubro, co-organiza e recebe (na cidade do Porto) as reuniões do Comité Europeu e Mundial da WOW, assim como um seminário da EZA.
O Gabinete de Comunicação do SINERGIA produziu e editou o livro "30 de muitos anos... muito mais que 30 anos!" apresentado em sessão solene (Porto) no dia do 30º aniversário e distribuído a todos os associados.